Pressão hisdrostática
De maneira simples, pode-se dizer que um fluido adquire o formato do recipiente que o contém. São considerados fluidos os líquidos e os gases.
Neste tópico, estudaremos as propriedades dos líquidos em equilíbrio estático, embora tais propriedades possam ser estendidas aos fluidos em geral.
Pressão – Conceito que relaciona a força aplicada sobre uma superfície com a área dessa superfície. Assim, a pressão de uma força sobre uma superfície é a razão entre a componente normal da força e a área da superfície na qual ela atua: p = F/A. No SI, a unidade de pressão é N/m2, também conhecida como pascal (Pa).
Pressão atmosférica – A atmosfera é composta de vários gases, que exercem pressão sobre a superfície da Terra. Ao nível do mar, tem-se: patm = 1,01 . 105 N/m2 = 1,01 . 105 Pa.
Pressão hidrostática (ou efetiva) – É a pressão exercida pelo peso de uma coluna fluida em equilíbrio. Considere um cilindro com um líquido até a altura h e um ponto B marcado no fundo de área A. O líquido exerce uma pressão no ponto B, dada por:
mportante! A pressão hidrostática ou efetiva depende da densidade do fluido (d), da altura do fluido acima do ponto considerado (h) e do lugar da experiência (g), independendo do formato e do tamanho do recipiente.
Pressão absoluta (ou total) - No fundo do recipiente, a pressão total leva em conta a pressão atmosférica:
Pabs = Patm + Pef Pabs = Patm + dgh
http://www.colegioweb.com.br/fisica/o-que-e-hidrostatica.html
Pressão Hidrostática em Líquidos Nesta simulação java a pressão hidrostática de um líquido é medida por um manômetro em forma de U. Na parte de cima da camara colorida de vermelho há uma membrana que pode ser mais ou menos deformada, dependendo da pressão. Consequentemente a pressão do ar no tubo conectado (rosa) amenta de tal forma que o líquido transborda para a parte em forma de U, e chega até a parte do lado direito. O deslocamento do nível do líquido mede a pressão