pressão atmosferica
A pressão atmosférica é a pressão que o ar exerce sobre os corpos na superfície da Terra. A presença da atmosfera é essencial para vida, é através de gases nela presentes que estamos protegidos contra radiações nocivas à nossa forma de vida. E todos estão sujeitos a seus efeitos.
Neste trabalho, objetivou-se observar os efeitos da pressão atmosférica sobre um corpo, utilizando-se de uma garrafa para a percepção desse fenômeno.
O material utilizado foi: Um ovo cozido descascado, Uma garrafa de gargalo pequeno, algodão, fósforo e pinça metálica. Um ovo cozido é colocado na boca de uma garrafa, sendo que ele fica firmemente ajustado sem cair para dentro do frasco. Em seguida, o ovo é retirado, e um pedaço de algodão em chamas é colocado dentro do recipiente e deixado por alguns instantes até sua combustão completa. Logo após, esse mesmo ovo é novamente recolocado na boca do recipiente, mas, dessa vez, ele acaba, em questão de segundos, caindo para dentro do frasco. Observou-se o que ocorre com os gases resultantes da combustão em relação ao volume que ocupam quando aquecidos e após se resfriarem. O ovo se ajusta na boca do recipiente e não cai pelo fato de seu diâmetro ser maior do que o da abertura do frasco. Quando o algodão em chamas é colocado dentro do recipiente, o ar interno é aquecido, se expande, e uma parte dele se desloca para fora. Em seguida, o ovo é ajustado no recipiente. O ar tende, aos poucos, resfriar-se, diminuindo seu volume; logo, mais ar do exterior tende a voltar para dentro do recipiente. Porém, como o ovo obstrui a abertura do frasco, na tentativa do ar entrar, acaba empurrando-o para dentro do recipiente (pressão externa maior empurra o ovo para região interna de pressão menor). Diante da experiência aplicada, conclui-se que a pressão atmosférica está presente na vida humana mais do que se pode imaginar, mesmo que não se perceba ela está em todo lugar agindo em todas as direções sobre todo o planeta.