pressupostos
A perspectiva histórico-cultural do psiquismo de Vigotski fundamenta-se no método e nos princípios teóricos do Materialismo Dialético.
Propunha superar tradição positivista e estudar o homem e seu mundo psíquico como uma construção histórica e social da humanidade.
Mundo psíquico do homem, em constante construção a partir da realidade concreta, formas de vida material que os homens vão construindo no decorrer da história da humanidade.
Behaviorismo Radical (monista – organismo) X Psicologia Histórico-Cultural (dualista – organismo e psiquismo).
Importante: Psiquismo originado a partir das relações concretas dos homens com outros homens e com o mundo histórico e cultural em que vivem Materialista. Homem se constitui como tal na sua relação com um outro social. “A cultura torna-se parte da natureza humana num processo histórico que, ao longo do desenvolvimento, da espécie e do indivíduo, molda o funcionamento psicológico do homem” (OLIVEIRA, 1992). Para pensar na aprendizagem, é preciso pensar antes no desenvolvimento humano:Vigotski, em sua teoria, oferece bases para a superação do enfoque naturalista.
O desenvolvimento possui uma certa seqüência de estágios no tempo, mas que não são imutáveis.
Eles dependem das condições concretas nas quais ocorre o desenvolvimento.
Os próprios processos do desenvolvimento psíquico que operam em certos períodos da infância aparecerão e mudarão na história.
O desenvolvimento passa a ser pensado em relação às mudanças históricas na sociedade e na vida material.
Exemplos: Adolescência e Terceira Idade
Para Vigotski o desenvolvimento é histórico, constitui-se como um processo contínuo, dinâmico e nem sempre ascendente.
Vigotski rejeita os modelos baseados nos pressupostos inatistas que prescrevem características universais do ser humano.
Vigotski não propõe a somatória dos fatores inatos do desenvolvimento e dos fatores adquiridos, mas uma