Pressuposto e subentendido
Pressuposto
É o que supõe antecipadamente, ou seja, uma pressuposição. Os pressupostos são marcados por advérbios, orações, verbos, são caracterizados como idéia não expressa de maneira explicita, porem podem ser percebidas através de certas palavras ou expressões contidas ou utilizadas na frase. Os pressupostos devem ser sempre verdadeiros ou aceitos como verdadeiros, pois ele que iram construir informações explicitas.
Exemplo: Francisco parou de fumar
O pressuposto seria que Francisco fumava antes.
➔ Subentendido
É um adjetivo que significa algo tácito que se entender apesar de não estar expresso, ou seja, é algo que está na mente porem não foi expresso de forma explicita. Subentender é supor, conhecer ou entender através da inteligência tudo aquilo que não esta esclarecida.
Exemplo: Eu disse para ele que estava chovendo. Estava subentendido que ele deveria trazer um guarda chuva.
O individuo que fala por subentendido é alguém que faz insinuações que se encontram disfarçadas no seu discurso.
➔
Como diferenciar o subentendido do pressuposto.
Na comunicação ou em um enunciado, podem conter e também é possível identificar informações pressupostas e subentendidas. O pressuposto trás uma idéia clara que pode presumida, que o leitor ou ouvinte não precisará deduzir qual a informação que o autor quer transmitir. Já o subentendido é uma insinuação dentro do enunciado, algo que pode ser deduzido através da informação que lhe é fornecida.
Uma frase pode ter vários pressupostos e subentendidos, sendo que em
último caso, os subentendidos dependem da interpretação que cada indivíduo é capaz de fazer.
Exemplo: João não pode mais dirigir um carro.
O pressuposto é que o João antes dirigia um carro. Quanto ao subentendido, podem existir várias interpretações, talvez o João não dirija mais