PRESIDENTES DO BRASIL 1985 A 2013
José Sarney
O governo de José Sarney foi marcado por uma grande e grave crise econômica, gerando, assim greves, uma alta taxa de inflação, moratória, e pode ser considerado sim, o pior momento da economia da nova república brasileira. Sarney tentou lançar três planos econômicos em seu mandato, como o Plano Cruzado I. Houve o congelamento de preços e salários, gatilho salarial que aumentava o salário de acordo com a inflação. O plano deu certo no início, mas após foi aumentando os juros da economia acabou se negativando. Tentou lançar o Plano Cruzado II, que acabou falhando também, pois teve como objetivo o descongelamento de preços, e com isso aumentou a inflação. Após essas falhas, lança o Plano Bresser que teve que congelar os preços novamente, promoveu um outro plano de estabilização, que ainda assim, não conteve a inflação. Um terceiro Plano foi lançado pelo governo, denominado Plano Verão, que aumentou ainda mais a inflação.
No âmbito da política, Sarney teve de reconstruir a democracia e enfrentar a crise inflacionária. Em 1987, criou a Assembléia Nacional Constituinte, para criar a nova Constituição Nacional de 1988, iniciando suas atividades sob a liderança do deputado Ulisses Guimarães. Foi considerada a mais democrática da história brasileira. Estabeleceu eleições diretas em dois turnos para presidente, governador e prefeitos, adotou o presidencialismo como forma de governo, afirmou a independência dos três poderes, restringiu a atuação das forças armadas, estendeu o voto aos analfabetos e maiores de 16 anos, universalizara o direito de greve, entre diversas outras garantias civis, sociais e trabalhistas, deixando lacunas, no entanto, no que se refere à reforma agrária.
Fernando Collor de Melo
Seu governo foi marcado pelos grandes escândalos e corrupções, após anunciar o plano econômico de combate a inflação que confiscou provisoriamente contas de poupança, contas correntes e outras