Leitura e produção de
Portanto nas escolas os professores devem incorporar o uso da biblioteca escolar para que ocorra um melhor embasamento antes, durante e depois do desenvolvimento de um projeto de trabalho ou mesmo de uma unidade de estudo. O professor tem forte referencial para o aluno e se constitui como elemento estratégico.
O acervo da biblioteca escolar deverá conter materiais bibliográficos e de autores diversificados. No espaço de leitura os livros, revistas e outros materiais, devem ficar expostos, com capas ilustrativas, de maneira que o usuário sinta a necessidade de apropriar-se do seu conteúdo. Esse local torna-se um local diferente dos outros espaços educativos da escola, pois promove uma interação entre o aluno, professor e bibliotecário, vinculada a uma variada gama de informações, operando como um laboratório de auto-aprendizagem.
Do mesmo jeito que se buscam alternativas para a aproximação do aluno ao espaço da biblioteca, é necessário pensar em estratégias para aproximar o professor do universo que ele dispõe, pois somente após seu conhecimento, ele poderá propor estratégias diferenciadas de utilização desse espaço pedagógico. A biblioteca é um dentre o leque de recursos didáticos que a escola disponibiliza ao professor para que ele atinja os objetivos da sua disciplina. Seu objetivo primordial seria desenvolver e fomentar a leitura e a informação.
É necessário que os professores experimentem eles próprios a condição de leitores e usuário desse espaço. Será preciso que se apropriem dessa condição para tão somente ter claro a importância de se apropriar de estratégias pedagógicas ajustadas para essa perspectiva. Como lembra