Presidencialismo nos eua
Histórico:
Foi uma criação americana do séc. XVIII, tendo como ideia uma forma de governo, que consagrasse a soberania da vontade popular e adotasse ao mesmo tempo um mecanismo de governo baseado na divisão dos poderes (Executivo Legislativo e Judiciário). Utilizaram as ideias contidas na obra de Montesquieu, relativas à liberdade, à igualdade e à soberania popular, divergindo apenas no que se refere ao poder executivo, uma vez que Montesquieu diz que esse deveria permanecer nas mãos do rei.
Como funciona o processo de eleição?
O presidente não é eleito por voto popular, mas sim por um colégio eleitoral. As eleições ocorrem da seguinte forma: Os partidos (republicano e democrata) lançam pessoas indicadas para compor o colégio eleitoral (delegados), estes passam por um processo de eleição definida pelo voto popular, os vencedores irão compor o colégio eleitoral e em seguidas escolheram o presidente da republica. O que importa não é o número de votos totais conseguidos pelo candidato, e sim o tamanho e o número de estados em que ele venceu (a distribuição dos votos é feita de acordo com o número de deputados e senadores que cada estado possui).
Como funciona o sistema:
Na prática, funciona assim: O Presidente tanto é chefe de estado como chefe do governo, esse se apoia num conjunto de auxiliares “conselheiros” que formam o gabinete da presidência, o chefe do executivo é responsável pela administração do país e a sua representação no exterior. O legislativo representado pelos Deputados e Senadores “fazem” leis e tem a função de chancelar ou não a agenda de politicas públicas, orçamento anual de despesas, propostas pelo Executivo. O mandato presidencial é de quatro anos podendo ou não ser candidato à