Frutas cítricas
A Anemia Ferropriva (AF) é causada por um defeito na síntese de hemoglobina, conseqüente da diminuição de ferro. Com maior incidência em lactentes. Trata-se da anemia mais comum nessa faixa etária.
A idade mais freqüente de apresentação da AF é entre 06 e 24 meses, devido ao aumento da necessidade de ferro pelo crescimento e incorporação de alimentos sólidos que, em muitas dietas, carecem de ferro, sendo a etiologia carencial a mais prevalente1.
As crianças pequenas com AF apresentam resultados inferiores no desenvolvimento corporal, cognitivo e motor. A associação de AF ao déficit cognitivo incentivam a idéia de prevenção da mesma nos lactentes, mediante a administração profilática de ferro1.
Sabendo-se dos riscos e conseqüências da carência de ferro, é importante não se ater apenas ao tratamento dos casos existentes e sim aplicar medidas que visem primordialmente a prevenção, para que as crianças na faixa etária de maior risco não cheguem a desenvolver quadro de redução de hemoglobina2.
Cabe ao Enfermeiro atuar como educador, orientando quanto a importância do aleitamento materno exclusivo até o sexto mês, a introdução correta da transição alimentar, a escolha dos alimentos e seu modo de preparo, visando assim, a prevenção da AF.
1. O tema em estudo
O tema proposto para esta pesquisa
" Prevenção da Anemia Ferropriva em lactentes" . A prevenção da AF é de fundamental importância, quando já instalada ocorrem alterações no comportamento cognitivo, crescimento e desenvolvimento e comprometimento da imunidade. Havendo maior incidência em lactentes, com maiores chances de irreversibilidade desses sintomas em crianças com até 1 ano de idade.
1. Justificativa
O motivo pelo qual levou o grupo a estudar o tema selecionado foi prover maiores informações sobre a prevenção da AF. Tendo o Enfermeiro o papel de orientar a Mãe/Cuidador sobre tópicos inerentes à prevenção da mesma, tais como: incentivo ao aleitamento materno, transição alimentar e a