Preservação da Informação Digital
Informação Digital
Contextualização
A preservação a longo prazo do patrimônio cultural e intelectual da humanidade sempre foi importante para estudo das faculdades intelectuais dos seres humanos, estudo dos acontecimentos históricos, planejamento na tomada de novas decisões etc.
A preservação do patrimônio cultural e intelectual pode-se estender, também, para a esfera digital; para os arquivos e dados digitalizados.
Analogamente, como em séculos atrás a preservação de pinturas e escritos foram importantes para a humanidade, atualmente a preservação da
Informação Digital é igualmente importante para todos.
As facilidades tecnológicas proporcionam eficiência e rapidez na produção, troca e difusão de informação e consequentemente conhecimento.
Contextualização
Setores públicos e privados cada vez mais vêm utilizando softwares para produção de arquivos em planilhas, arquivos de textos, materiais gráficos, textos literários, arquivos de vídeos etc.
“Os documentos arquivísticos são gerados e mantidos por organizações e pessoas para registrar suas atividades e servirem como fontes de prova e informação. Eles precisam ser fidedignos e autênticos para fornecer evidência das suas ações e devem contribuir para a ampliação da memória de uma comunidade ou da sociedade como um todo, vez que registram informações culturais, históricas, científicas, técnicas, econômicas e administrativas.”
(UNESCO, Carta para a Preservação do Patrimônio Arquivístico Digital, 2005).
Devido a contínua evolução dos meios tecnológicos, presenciamos constantes mudanças de formatos, dispositivos e softwares. Com isso há perda de suporte, inacessibilidade do arquivo e a ausência de portabilidade.
Presenciamos a obsolescência de hardware e software.
Exemplos de Obsolescência
Obsolescência do VHS, em detrimento do DVD
Obsolescência dos cartuchos de videogame (patrimônio artístico). Exemplos de