Preservação da informação digital
1) -O que é cada “mandamento de preservação”
-Manterás uma política de preservação: uma das etapas mais difíceis é a implementação de uma política de preservação digital na instituição, pois é esta política que vai garantir a preservação dos documentos digitais ao longo do tempo. -Identificar os pontos fortes/pontos fracos
Pontos fortes: preservação dos documentos digitais
Pontos fracos: a falta da política de preservação terá como conseqüência a perda do acervo ao longo do tempo.
-Orientações (cuidados que devem ser tomados)
As orientações, ou seja, os cuidados que devem ser tomados para manter uma política de preservação segundo o autor são:
O primeiro passo para a elaboração de uma política de preservação digital é a formação de uma equipe multidisciplinar ou interdisciplinar. O segundo passo é que a política de preservação digital deve conter de forma clara e objetiva as normas, padrões, modelos, ambientes, equipes, responsabilidades e procedimentos a serem adotados pelas diversas áreas. O terceiro passo é a preparação da infra-estrutura e ambiente da instituição para a implantação dessa nova política de preservação digital, pois nem sempre a estrutura computacional está preparada para uma nova demanda. O quarto passo é a implementação dessa política de forma que a mesma seja adotada e incorporada aos procedimentos de trabalho das áreas. O quinto passo é a revisão e adaptação periódica dessa política, de forma a mantê-la sempre atualizada e condizente com as técnicas e tecnologias disponíveis.
-Não dependerás de hardware específico: o uso de hardwares específicos pode causar uma dependência tecnológica e esta é perigosa, pois à medida que os hadwares apresentam problemas, o detentor do documento digital não tem autonomia para realizar os procedimentos fundamentais para a preservação digital.
-Identificar os pontos fortes/pontos fracos Pontos fortes: a escolha do hardware deve ser criteriosa.