Preservativos carnaval
Depois do carnaval, o numero de pacientes contaminados por Doenças Sexualmente Transmissíveis (as DST’s) aumentam, é que durante o clima de festa as pessoas são estimuladas á sensualidade e com o efeito do consumo de álcool favorecem ao famoso “Sexo Casual”, e em meio à empolgação muitos se esquecem de se prevenir. Qualquer pessoa que tenha uma relação sexual sem proteção está exposta as DST’s, infecções transmitidas através de relações sexuais. Não dá para vacilar: na faixa etária de 16 anos a 24 anos, é alto o índice de doenças sexualmente transmissíveis (DST’s), incluindo a infecção por HIV. Hoje a epidemia de AIDS no Brasil atinge um grande número de mulheres e gays jovens. “Não há melhor opção do que usar camisinha, mas pra quem não se cuidou, a dica agora é ficar atento a possíveis sintomas” uro-andrologista da Clinica do Homem, Francisco Costa Neto.
O Tratamento
A maioria das DST’s pode ser curada, mas um dos agravantes é as que muitas vezes ela não se manifesta.
Evitar a doença não é difícil. Basta usar camisinha em todas as relações sexuais e não compartilhar seringa, agulha e outro objeto cortante com outras pessoas.
Gravidez
O carnaval já traz uma preocupação para secretaria de saúde, o alto índice de gravidez. “O numero de meninas gravidas aumenta muito depois do carnaval, ainda mais entre as adolescentes” Contou a coordenadora de atenção básica.
Porque usar a camisinha?
Porque a camisinha é o método mais seguro de se prevenir da AIDS, de uma gravidez não esperada, das DST e Hepatite. Então se a camisinha for usada corretamente, ela é segura e sua maior aliada.
Onde posso encontrar a camisinha?
A camisinha é distribuída gratuitamente em qualquer posto de saúde.
A camisinha é impermeável?
A impermeabilidade é uma das coisas que mais preocupam as pessoas. Pesquisadores dos Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos esticaram e ampliaram 2 mil vezes o látex