Preservativo masculino
O que é?
O preservativo masculino é um método contraceptivo mecânico (de barreira) utilizado durante o relacionamento sexual. É normalmente feito de látex (ou poliuretano) e geralmente vem lubrificado, existindo em várias cores, aromas e tamanhos.
Como se usa?
Antes de qualquer coisa, deve-se verificar se a embalagem não foi violada de alguma forma, como pequenas perfurações, assim como a data de validade do produto. Depois de fazermos as verificações iniciais podemos proceder a colocção deste:
1º - A abertura da embalagem deve ser feita cuidadosamente num dos lados, evitando a abertura com dentes ou unhas que pode causar que o preservativo se rasgue.
2º - O usuário deve apertar levemente a extremidade (reservatório de esperma) para evitar a acumulação de ar. Bolsas de ar podem romper um preservativo.
3º - Deve-se verificar o lado correcto do preservativo antes de desenrolá-lo. O preservativo deve ser então colocado na ponta do pénis erecto.
4º - O preservativo deve ser depois desenrolado até à base de pénis.
5º - Antes de começar a relação sexual, é recomendável verificar se o preservativo não tem folga no pénis para evitar que este saia.
6º - O preservativo deve ser retirado do pénis logo após a ejaculação.
Qual é o efeito fisiológico que está na base do efeito contraceptivo? O preservativo masculino (assim como o feminino) tem a capacidade de evitar o contacto directo entre o pénis e a vagina. Ou seja, não havendo contacto entre os dois orgãos não há deposição dos espermatezóides na vagina da mulher, ou seja os espermatezóides não se encontram com o oócito e não dão origem a um óvulo que por sua vez daria origem a um bebé.
Qual é a sua eficácia?
Por cada 100 mulheres em que se utiliza o preservativo masculino devidamente na relação sexual, num ano, existem duas gravidezes. Ou seja, este método tem uma eficácia de 98%. Estes dados são baseados nos Critérios médicos de elegibilidade para uso de métodos