Métodos contraceptivos de Barreira
Ciências Naturais
Trabalho Realizado por:
Fábio Soares nº 9
Joana Rocha nº 12
Miguel Ferreira nº
9º A
Introdução
Este trabalho surgiu no âmbito da disciplina de Ciências Naturais que é leccionada no 9º ano do terceiro ciclo e que tem como finalidade a reflexão do seguinte tema: ”Métodos Contraceptivos tecnológicos e de barreira”.
Foi neste contexto que surgiu a ideia de realizar um trabalho que explique, exemplifique e mostre o que são os métodos contraceptivos, incluindo os tecnológicos de barreira, e informe acerca do seu uso, vantagens, desvantagens e segurança. O objectivo deste trabalho é que, no final da apresentação, não restem muitas dúvidas acerca do que são e de como são usados certos tipo de métodos contraceptivos. “O que são métodos contraceptivos?”
Métodos contraceptivos são métodos que permitem reduzir as hipóteses de uma gravidez não desejada ou de ocorrer a transmissão de DST’s (Doenças Sexualmente Transmissíveis)..
Os métodos contraceptivos dividem-se em 4 grupos principais:
Métodos Contraceptivos Naturais;
Métodos Contraceptivos Tecnológicos de Barreira;
Métodos Contraceptivos Tecnológicos Hormonais;
Métodos Contraeptivos Cirúrgicos (Definitivos).
Quais os Métodos Tecnológicos de Barreira?
Existem três tipos de Métodos Contraceptivos Tecnológicos de Barreira: o
DIU (Dispositivo Intra-Uterino), o Diafragma, e o Preservativo.
Estes métodos têm diferentes preços, modos de aplicação e taxas de sucesso. Assim, há métodos mais seguros que outros e mais fáceis de aplicar, e esses são sem dúvida os mais utilizados.
Diu (Dispositivo
Intra-Uterino)
Diafragma
Preservativos
Feminino e
Masculino
Métodos contraceptivos de Barreira
O “DIU”
Métodos de Barreira: “DIU”
O DIU (Dispositivo Intra-Uterino) é um pequeno Objecto metálico ou de plástico que, uma vez colocado no interior do útero impede uma gravidez. Este objecto, actua como um corpo estanho que