Metodos contraceptivos de barreira
1.1-PRESERVATIVO MASCULINO É uma capa fina de borracha (látex) que deve ser colocada no pênis para impedir seu contato com qualquer superfície no ato da relação sexual. É um método que, além de evitar a gravidez, reduz o risco de transmissão de HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis. A taxa de falha deste método, no primeiro ano de uso, varia de 3% quando usados, corretamente em todas as relações sexuais, a 14% quando avaliado o uso habitual. Sua segurança depende de armazenamento adequado, da técnica de uso e da utilização em todas as relações sexuais.
PRAZO DE VALIDADE: De três a cinco anos, variando de acordo com o fabricante.
TECNICA DE USO: Instruções aos usu
Deve ser colocado antes da penetração, após obtida a ereção peniana. O receptáculo existente na extremidade do preservativo deve ser apertado durante a colocação, retirando todo o ar do seu interior.
Ainda segurando a ponta do preservativo, desenrolá-lo até a base do pênis.
Após a ejaculação, retirar o preservativo com o pênis ainda ereto.
Retirar o preservativo segurando-o pela base para que não haja vazamento de esperma.
O preservativo não deve ser reutilizado, devendo ser descartado no lixo após o uso. Recomendar a guarda dos preservativos em lugar fresco, seco e de fácil acesso ao casal, observando-se a integridade da embalagem, bem como o prazo de validade.
Deve ser usado apenas lubrificante a base de água. pois o uso de lubrificante oleoso (como vaselina ou óleos alimentares) danifica o látex, aumentando o risco de ruptura, a maioria dos preservativos é fabricada com lubrificantes.
No caso de ruptura durante o ato sexual, o preservativo deve ser substituído