presença de cianeto em agua
AULA PRÁTICA DE TOXICOLOGIA
TESTE QUALITATIVO PARA CIANETO EM CÂMARA DE CONWAY
26 de Setembro de 2014
SANTO ANDRÉ
Introdução
Câmara de Conway é utilizada para o desenvolvimento da técnica de microdifusão.Apresenta dois compartimentos, um externo e um interno, estruturada de maneira que o compartimento interno fique com um nível mais baixo que o externo.
O método de microdifusão baseia-se na liberação de um composto volátil (por exemplo cianeto de hidrogênio a partir de sais de cianeto) de uma amostra mediante um reativo libertador colocado no compartimento exterior da Câmara de Conway. Este método permite identificar as substâncias tóxicas voláteis. A principal vantagem é a baixa necessidade de amostra e que não precisa de purificação prévia e nem outros tratamentos especiais.
O composto volátil liberado é capturado por reagente fixador (por exemplo solução de hidróxido de sódio no caso do cianeto de hidrogênio) colocado no compartimento interno.
A câmara deve permanecer fechada à temperatura adequada para que complete a difusão do analito a investigar do compartimento externo para o interno.
A concentração do composto se calcula, na maioria dos casos, através de espectrofotometria, mediante comparação de absorbância com as curvas de calibração previamente preparados com padrões de concentração conhecida. A Câmara de Conway pode ser de vidro, porcelana ou plástico. A tampa da Câmara deve ser fechada com vaselina para garantir completa vedação.
O método de microdifusão de Conway é um método que permite separar substâncias, presentes a nível demicroquantidades, por difusão. Envolve a transformação do constituinte da amostra, que se pretende determinar, em substância volátil, através de uma reação adequada. O composto volátil sofre uma difusão através do meio circundante e será absorvido em solução previamente determinada (Ohlweiler, 1982). Objetivos