presao
PRESSÃO
Trabalho de aperfeiçoamento a engenharia, apresentado a
Universidade Estácio de Sá.
Mestre: Alvarenga
Nome: Driely pedrosa do couto. Matrícula: 201301380598
Nome:Jean Carlos Ribeiro de Oliveira. Matrícula:201303078521
TURMA:3045
Rio de Janeiro 2014
Introdução
O conceito de pressão nos permite entender muito dos fenômenos físicos que nos rodeiam. Por exemplo, para cortar um pedaço de pão, utilizamos o lado afiado da faca (menor área), pois, para uma mesma força, quanto menor a área, maior a pressão. Outro exemplo é pensarmos na “força” (pressão) exercida pela água quando mergulhamos numa região mais profunda da piscina (pressão hidrostática). Além disso, podemos citar ainda a pressão atmosférica a qual somos submetidos todos os dias. Podendo ser dito que a pressão sempre está no dia-a-dia de um ser humano.
Objetivo
O experimento feito em laboratório tem como base mostrar que quanto menor a área, maior será a pressão. Sendo feito com um paralelepípedo de madeira que tem três áreas diferentes em (m²), porém, o mesmo peso em (N).
Procedimentos experimentais
O procedimento do experimento é iniciado com o dinamômetro, no dinamômetro foi preso o grampo para podermos colocar o paralelepípedo de madeira, onde pesávamos o objeto achando então o seu peso “força” em (N). Em seguida, foi calculada a área do paralelepípedo. As medidas foram feitas com dois objetos de medição régua e paquímetro,achando os valores de área e de peso “força” colocamos os valores na formula .
Resultados
Tabela 01: Régua Medida b± h Áreas fg 1