OS PRIMEIROS FOTOGRAFOS ANGOLANO
O tema que me foi proposto é falar dos primeiros fotógrafos angolanos. De facto é um tema bastante pertinente, mas temos a lamentar que não existe praticamente bibliografia a respeito do tema, fizemos um esforço junto dos profissionais da classe, pudemos apurar alguns nomes que podemos considerar como os pioneiros da fotografia em Angola.
2- Os primeiros fotógrafos angolanos
A referência mais recuada à prática fotográfica em Angola é nos dada pelo médico e historiador Augusto da Silva Carvalho (1861-1957), no seu trabalho “Comemorações do Centenário da fotografia: subsídios para a história da fotografia em Portugal”. Nele afirma que o médico cirurgião Clemente Joaquim Abranches Bizarro tirou um retrato daguerreótipo a Babola, princesa da Huíla, que acompanhou o major Garcia Moreira nas suas explorações africanas.
Cerca de catorze anos mais tarde, mais precisamente no dia 3 de Novembro de 1863, chegou a Luanda, no vapor português Zaire, o marceneiro e fotógrafo José Augusto Teixeira, acompanhado da sua mulher e de dois filhos. Passados pouco mais de quinze dias, já tinha acabado de montar o seu ateliê fotográfico na rua da Misericórdia. Em meados de Março de 1867, com o título «Photografia em vidro.», Nicola de Luizi (ou Luisi, ou Luise) anunciou em Luanda tirar retratos de várias dimensões, todos os dias das 7 às 9 horas da manhã, e das 3 às 5 da tarde, na casa térrea pertencente ao sr. Malheiros, defronte do Terreiro Público.
Estas são as primeiras referências de fotógrafos ainda nos primeiros anos da colonização o que se seguiu a abertura de diferentes casas fotográficas em Angola tais como a Foto Filme, Estúdio Cinema que eram todas dirigidas por fotógrafos portugueses.
Já no período pois colonial isto de 1975 adiante apareceram os primeiros fotógrafos profissionais tais como os irmãos Pintos proprietários da foto Ngufo, Carmona