Energia e presão ao desenhar
A intensidade com que uma criança traça seus rabiscos pode demonstrar sua força de vontade, vigor físico, disposição e até tristeza e desânimo. Comente a escala de força nos rabiscos, de acordo com sua intensidade, contida na p. 36 da apostila.
A técnica de desenhar é uma das principais formas de representação gráfica utilizadas na evolução humana. O ser humano, por ser singular e único, possui suas subjetividades e particularidades levando-o a diferentes percepções e interpretações a respeito do assunto em estudo - pressão do lápis ao produzir um desenho.
O desenho envolve uma atitude do desenhista em relação à realidade: ele pode desejar imitar a sua realidade sensível, transformá-la ou criar uma nova realidade com características próprias. Aspectos emocionais e níveis de sensibilidade estarão expressos no desenho através da pressão do lápis, caneta ou pincel, etc.
Ao estudar e refletir sobre a escala de força nos rabiscos pode-se observar que, inicialmente, ao quantificar os níveis de sensibilidade, Chafic (p.36), procura trazer uma nova interpretação a respeito dos níveis de pressão do lápis - quantifica-os de 0 a 100.
Num primeiro olhar, causa estranheza pensar em quantificar algo tão subjetivo como a sensibilidade. Além disso, a análise da tabela nos remete imediatamente à dificuldade da sua aplicação, visto que não se trata de assunto prático e objetivo. Porém, na busca pela objetividade e aplicabilidade da classificação, reproduzo e disponibilizo abaixo os links da minha pesquisa sobre tablets e desenhos online, justificando-se assim o uso da tabela criada por Chafic (p.36).
Tablet: que tal desenhar no computador com lápis, pincel ou caneta?
Um tablet (do inglês) ou uma mesa digitalizadora é um equipamento formado pelo conjunto de uma caneta eletrônica e uma pequena prancheta sensível a essa caneta. Esse produto permite digitalizar imagens e, por isso, é muito