Preparo e Diluição de soluções padrão
Curso de Engenharia Sanitária e Ambiental
Disciplina de Química Analítica
Prática 4 – Preparo e Diluição de soluções padrão
Pelotas, 20 de dezembro de 2013.
Resumo
Nas práticas laboratoriais, a volumetria tem grande importância, pois com ela podemos preparar diversas soluções padrão. Realizamos o preparo das soluções padrão de ácido clorídrico e hidróxido de sódio para posterior calibração ou padronização. Para conseguirmos tais preparos, foi necessário calcularmos as massas e/ou volumes necessários para o preparo de 500 ml destas soluções na concentração de 0,1 mol/L.
Introdução
Preparo de soluções
Para se iniciar uma análise gravimétrica é necessário que o elemento desejado esteja em solução. Prepara-se então uma solução conveniente de amostra (geralmente um sólido), através de um tratamento químico escolhido de acordo com a natureza da amostra a ser analisada. Este tratamento químico, que pode ser suave ou energético, ácido ou básico, em solução ou por fusão, é chamado usualmente de “preparo da amostra”. De um modo geral as seguintes opções são usadas na preparação de soluções de amostras:
Solubilização com água – utilizada no caso de sais solúveis e executada em equipamentos de vidro (geralmente em béquer).
Solubilização com ácido clorídrico - utilizado para solubilização de materiais carbonatados, de alguns óxidos e alguns metais. Este tipo de ataque é executado em equipamentos de vidro.
Solubilização com ácido nítrico – utilizada para a solubilização de alguns óxidos e alguns metais. Utiliza-se equipamento de vidro para este tratamento.
Solubilização com água-régia – utilizada para solubilização de metais. Ataque executado em equipamentos de vidro.
Solubilização com ácido flourídrico – utilizada para análise de materiais silicosos. Este tratamento é executado em cápsula ou cadinho de