Preparo de soluções
Preparo de soluções
2. Objetivo
2.1 Objetivo geral
Aprender e executar cálculos estequiométricos envolvendo o preparo de soluções, usando informações como massa molar, volume e porcentagem.
Preparar soluções a partir de solutos sólidos (cloreto de sódio) e solutos líquidos (ácido acético) 2.2 Objetivo específico
Preparar e realizar diluição de solução.
3. Introdução
O conhecimento prático desses procedimentos com soluções são requisito mínimos para obter um bom desempenho em trabalhos realizados em laboratórios de química.
Portanto, é importante saber alguns conceitos interessantes, como por exemplo: soluções químicas são misturas homogêneas compostas de duas ou mais substâncias, sendo uma o solvente e a outra o soluto. Por exemplo, se preparamos uma mistura de água com sal, a água será o solvente que dissolverá o soluto, que é o sal. E a quantidade de soluto na solução, muito ou pouco, determina a concentração da solução. E no decorrer do trabalho também mostraremos e exemplificaremos o significado de diluição e concentração.
4. Fundamentação teórica
Concentração de Soluções
Expressamos a concentração de uma solução relacionando a quantidade de soluto existente em uma quantidade padrão de solução ou, ainda, em uma quantidade padrão de solvente, ou seja concentração é o termo que utilizamos para fazer a relação entre a quantidade de soluto e a quantidade de solvente em uma solução.
I – Concentração em massa (concentração comum)
Indica a quantidade em massa de soluto que se encontra dissolvido em um volume padrão. A unidade de medida é g/L
II – Título em massa
Indica a quantidade de massa de soluto existente em 100 unidades de massa de solução.
τm = m1 , onde m é m1 + m2 m III – Titulo em volume
Indica a quantidade em volume de soluto existente em 100 unidades de volume de solução τv = V1, onde V é V1 + V2
V
OBS.: o título pode ser expresso em porcentagem. Para isso basta multiplicar o valor