preparo de soluções
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAUDE
DEPARTAMENTO DE NUTRIÇÃO
DISCIPLINA: BROMATOLOGIA
ALANA RAFAELA DA SILVA MOURA
PREPARAÇÃO DE SOLUÇÕES
TERESINA-PI
2014
ALANA RAFAELA DA SILVA MOURA
PREPARAÇÃO DE SOLUÇÕES
PROFESSORA Dra. KAROLINE DE MACÊDO GONÇALVES FROTA
MONITORA: LEIDEJAIRA ALVES DE SOUSA
TERESINA-PI
2014
INTRODUÇÃO
As substâncias químicas encontradas na natureza e utilizadas em nosso dia a dia encontram-se, normalmente, em forma de soluções. As soluções podem ser líquidas, sólidas ou gasosas. (IOC, 2009)
Soluções são misturas homogêneas compostas por um ou mais solutos dissolvidos em um solvente. (IOC, 2009)
Uma das principais tarefas dentro de um laboratório é o preparo de soluções. Uma solução mal preparada pode ocasionar erros em formulações e análises, por isso, deve-se levar em conta a qualidade da água (solvente mais comum), dos reagentes, da vidraria e da técnica de preparo. (IOC, 2009)
A realização de qualquer atividade no laboratório requer o uso de medidas de proteção adequadas, como calça comprida, jaleco fechado de manga comprida, sapato fechado, luvas, máscaras e óculos de proteção, os quais oferecem uma barreira mínima contra eventuais respingos ou derramamentos de substâncias químicas. Também é imprescindível reconhecer os diversos materiais, equipamentos, substâncias, símbolos de segurança e apresentar uma postura adequada. (IOC, 2009) Levando-se em conta todas as medidas de proteção e manuseio, objetivou-se o preparo de uma solução de hidróxido de sódio (NaOH) de maneira correta e segura, e identificar qual a sua utilidade na bromatologia.
METODOLOGIA
Os materiais usados foram os do laboratório das aulas praticas da disciplina de bromatologia, do laboratório de bromatologia e análise de alimentos, no departamento de nutrição do campus da UFPI. Utilizou-se Becker, balão volumétrico, balança analítica, agitador