Preparo de soluçoes
Solução
Em Química, solução é o nome dado a dispersões cujo tamanho das moléculas dispersas é menor que 1 nanometro.
São misturas homogêneas de duas ou mais substâncias, onde a substância em maior quantidade é chamada de solvente, e a de menor quantidade chamada de soluto.
As soluções podem ser classificadas de diversas maneiras:
Eletrolíticas (ou Iônicas): são soluções formadas por solutos que possuem carga (íons, íons fórmulas), são capazes de conduzir corrente elétrica, formando soluções eletrolíticas.
Não Eletrolítica (ou Moleculares): As partículas dispersas do soluto são moléculas. Não conduzem a corrente elétrica.
Solução diluída ou insaturada (não saturada): solução cuja quantidade de soluto dissolvida, não atinge o valor de seu coeficiente de solubilidade.
Solução saturada: solução cuja quantidade de soluto dissolvida, atingiu o valor de seu coeficiente de solubilidade.
Solução supersaturada: solução cuja quantidade de soluto dissolvida, ultrapassa o valor de seu coeficiente de solubilidade.
Concentração das soluções Soluções Concentração de uma solução é qualquer maneira que usamos para expressar a relação, soluto-solução. Para que haja solução é necessário que o solvente "envolva" as partículas de soluto, tal processo é chamado de solvatação. Daí é que estamos falando em concentração, quanto mais partículas de soluto são envolvidas pelo solvente por unidade (mL, L, g, kg), mais concentrada é a solução e quanto menos partículas de soluto são solvatadas pelo solvente, menos concentrada é a solução.
Tipos de Concentração:
• Concentração comum (C): é a relação entre a massa de soluto e o volume da solução, geralmente em gramas por litro.
• Concentração molar de uma solução ou molaridade (Cm): é a relação entre o número de mols do soluto e o volume da solução em litros. • Molalidade ou concentração molal: é a relação entre o número