Fisica
Laboratório de Física I
Curso: Engenharia Mecânica – Código: FI21NB – Turma: 1MC
Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Pato Branco
01 Gabriel Dezordi – Turma B – e-mail: gd.tj@hotmail.com
___________________________________________________
Assinatura
02 Mauricio Silva dos Reis – Turma B - e-mail: mauricio_anaozinho94@hotmail.com
__________________________________________________
Assinatura
03 Nayssa Martins Ribeiro – Turma B – e-mail: nayssamr@gmail.com
__________________________________________________
Assinatura
Resumo
Existe uma grande variedade nas forças de interação, e para saber o caráter de cada uma dessas forças, é preciso fazer experimentos. E nas nossas vidas, as forças que mais atuam em nosso redor, são as chamadas forças elásticas, isto é, forças que são exercidas por sistemas elásticos quando sofrem algum tipo de deformação. Por isso, é importante estudar o comportamento mecânico desses sistemas.
Esse tipo de estudo envolve a compreensão da Lei de Hooke. Ele enunciou essa Lei sobre a força da gravidade que, quando aperfeiçoada poucos anos depois por Newton, tornou-se um dos conceitos mais usados e reconhecidos da Física. Ele estudou sobre a termodinâmica e também sobre a óptica. Esta lei de Hooke estuda a elasticidade dos corpos, e é útil para calcular as deformações causadas pela força exercida sobre um objeto sendo que a força é proporcional ao deslocamento do corpo a partir do seu ponto de equilíbrio multiplicado à constante da mola ou do corpo que sofre a deformação.
No caso do experimento com a Lei de Hooke e estudando a elasticidade, usamos uma mola para vermos a sua deformação. Esta mola sustentou pesos diferentes, e em cada caso, foi calculado a sua constante de deformação, a sua variação, e o módulo de elasticidade do material, que no caso foi a mola em relação aos pesos. No relatório, diagramas foram feitos para a compreensão dos gráficos.
Vimos como se estuda o coeficiente de