Preparo de soluçoes
Objetivo
O Objetivo desse experimento foi desenvolver o conceito de preparação e diluição de soluções aquosa de hidróxido de sódio (NaOH) e ácido clorídrico (HCl) efetuando cálculos necessários,usando informações como massa molar,densidade e porcentagem.
Introdução
O comportamento das soluções geralmente depende não só da natureza dos solutos, mas também de suas concentrações. O termo concentração é usado para designar a quantidade de soluto dissolvido em uma determinada quantidade de solvente ou solução. Assim quanto maior a quantidade de soluto dissolvido em certa quantia de solvente, mais concentrada a solução resultante.
A concentração em quantidade de matéria expressa a concentração da solução como a quantidade de matéria do soluto em um litro do solvente.
Assim:
Concentração = quantidade de matéria de soluto volume de solução em litros
As titulações podem ser conduzidas usando entre outras as reações ácido-base.
Quando uma solução de um ácido e de uma base são misturadas ocorre uma reação de neutralização. Os produtos dessa reação não têm características de soluções ácidas nem de soluções básicas.
Em uma titulação ácido-base, a adição de fenolftaleína é uma maneira de se determinar quando o ponto no qual as quantidades estequiométricas se equivalem for atingido, ou seja, quando o ponto de equivalência da titulação for alcançado.
Os ácidos e as bases mudam de cor quando colocados em contato com determinados corantes. A mudança de cor sinaliza o ponto final da titulação, que geralmente é muito próximo do ponto de equivalência.
Materiais e reagente
Para a realização deste experimento utilizaram-se os seguintes materiais:
Balança
Béquer
Balão Volumétrico 100mL
Espátula
Baqueta
Pipeta volumétrica 10mL
Pipetador de Borracha
Os Reagentes utilizados foram: Hidróxido de sódio (NaOH), àcido Clorídrico (HCl).
Procedimento
Parte 1
Inicialmente calculou-se o volume necessário de HCl para preparar uma solução a