Preparo de solucoes
ARAUJO, Laura Maia
CORNELIO, Everton Saulo Strambi
FAGUNDES, Anna Laura de Castro
RESUMO:
O foco da aula prática de “preparo de soluções“ foi preparar duas soluções e observar qualitativamente o pH de cada. Para isso o experimento foi divido em duas partes em que, na primeira preparou-se 250m mL da solução incolor de NaOH na concentração 0,10 mol.L-1 e verificou-se que o pH final estava, conforme o papel indicador universal, na faixa de 12 caracterizando a solução como básica. O resultado foi confirmado ao mergulhar na solução o papel tornassol vermelho que tornou-se azul e adicionar 2 gotas de fenolftaleína gerando uma solução de coloração rosa intensa. Na segunda parte preparou-se 100 mL de uma solução incolor de HCl na concentração 0,10 mol.L-1 resultando em uma solução ácida de pH entre as faixas de 1 e 2. Para confirmar a acidez da solução foi mergulhado uma papel tornassol azul que logo tornou-se vermelho e posteriormente adicionou-se o indicador de fenolftaleína resultando em uma solução incolor que portanto não alterou a cor da solução.
PALAVRA-CHAVE: preparo de soluções, NaOH, HCl.
1.INTRODUÇÃO
Uma solução é uma mistura homogênea formada por soluto e solvente. Existem soluções ácidas, básicas e neutras, soluções saturadas, soluções diluídas ou concentradas.
Quando se dissolve uma substância em água forma-se uma mistura homogênea que se designa por solução aquosa. As soluções aquosas podem ser ácidas, básicas (alcalinas) ou neutras. As soluções ácidas contêm substâncias dissolvidas classificadas como ácidos pois, em meio aquoso liberam íons H+. As soluções denominadas básicas, ou alcalinas, contêm substâncias dissolvidas que em meio aquoso liberam o íon OH- classificadas como bases. As soluções aquosas neutras contêm substâncias dissolvidas que não são ácidos nem bases, tais como água açucarada, algumas águas minerais e água com cloreto de sódio (sal de cozinha).
No preparo de soluções deve-se obedecer a