Preparo de polímeros
1. INTRODUÇÃO
A origem da palavra plástico vem do grego plastikós, que significa adequado à moldagem. A história do plástico teve inicio em 1862 com o Nitrato de Celulose patenteado com o nome de Celulóide. Na época a principal aplicação era substituição do marfim, devido a sua alta inflamabilidade e baixa resistência à luz e ao calor, porém este material não teve boa aceitação. (Aurilúcia Alves Leitão Leite, Cleber Aparecido Leite, Vanessa Franquini Nogueira - Centro Universitário de Santo André ).
Os plásticos são produzidos através da união de grandes cadeias moleculares chamadas polímeros que, por sua vez, são formadas por moléculas menores denominadas monômeros, processo químico conhecido como polimerização. (DEMUNER; COLS, 2006).
Os polímeros são produzidos sinteticamente através da reação de polimerização de seus monômeros. (Valdir Soldi e Alfredo Tibúrcio, Grupo de pesquisa da UFSC). Os polímeros podem ser naturais ou sintéticos. São polímeros naturais, entre outros, algodão, madeira, cabelos, chifres de boi, látex, estes são comuns em plantas e animais. Por outro lado, os polímeros sintéticos, os plásticos, utilizados em encanamento, canetas, lapiseiras, sacos de lixo, sacolas de compras etc., são obtidos através de reações químicas, sendo que as propriedades do material plástico são determinadas pelo tamanho e estrutura da molécula do polímero (RUBINGER; BRAATHEN, 2006).
Para demonstrar a importância do estudo dos polímeros, basta mencionarmos que a variedade de objetos a que temos acesso hoje se deve à existência de polímeros sintéticos, como por exemplo: sacolas plásticas, para-choques de automóveis, canos para água, panelas antiaderentes, mantas, colas, tintas, chicletes, etc. É importante o estudo de polímeros até por que esses materiais sintéticos estão cada vez mais presentes em nosso cotidiano e se tornaram essenciais para a vida moderna. Podemos encontrá-los em computadores, em