Preparação do paracetamol
P-acetilaminofenol ou paracetamol é um fármaco com propriedades analgésicas e antipirétircas, e sem propriedades antiinflamatórias clinicamente significativas. Atualmente é um dos analgésicos mais utilizados, porém é muito perigoso para o fígado Devido ao seu alto potencial hepatóxico (TUA SAÚDE, 2011). A reação de acetilação se encaixa nas reações designadas pelo termo genérico de “acilação”, que cobre todas as reações que resultem na introdução de um grupo acila em um composto orgânico. A acilação de uma amina (NH2) é uma reação ácido-base de Lewis, em que o grupo amino (base) efetua em ataque nucleofílico sobre o átomo do carbono carboxílico. As aminas podem ser acetiladas de várias maneiras. Neste experimento o p-aminofenol foi acetilado fazendo-se uso do anidrido acético, que é preferível em reações de laboratório, devido a sua velocidade de hidrólise ser suficientemente lenta para permitir que a acetilação da amina seja realizada em soluções aquosas. (BARBOSA, 2007).
1.1 Objetivo
Realizar a preparação do para-acetilaminofenol através da acetilação do para-aminofenol, para depois preparar a fenacetina a partir da etilação do para-acetilaminofenol.
2 MATERIAIS E MÉTODOS
2.1 Materiais Utilizados * Erlenmeyer; * Pinça de metal; * Bacia de plástico; * Trompa de vácuo; * Kitasato; * Tripé de ferro com tela de amianto; * Bico de Bunsen; * Funil de Büchner; * Filtro de papel; * Proveta; * Pipeta; * Espátula de meta; * Béquer.
2.2 Reagentes
* Para-aminofenol; * Anidrido acético; * Água destilada;
2.3 Procedimento Experimental
1ª Etapa – preparação do p-acetilaminofenol (acetilação do p-aminofenol) * Num erlenmeyer de 125mL, fazer uma suspensão juntando-se 8,4 g de p-aminofenol e 23 mL de água destilada; acrescentar 10 mL de anidrido acético; * Agitar vigorosamente a mistura (com bagueta) e aquecer em banho-maria (Figura 1).
Figura 1 – Aquecer a