PREPARAÇÃO ANTES DAS SESSÕES ÁTRIO
ARLS HENRIQUE JOSÉ DE SOUZA – JHS – 49
PREPARAÇÃO ANTES DAS SESSÕES
ÁTRIO
Pec.’. Arq.’. Ap.’. M.’.
Elzio Dias de Carvalho
‘Referente ao ‘Tema Livre’
Outubro / 2013
Introdução
Como Tema Livre, escolhi falar da Preparação antes das Sessões na Sala do Átrio, pois no decorrer das sessões ao longo do aprendizado observava toda a movimentação de preparo que antecedia as sessões. Antes quero descrever que inicialmente chegamos à Sala dos Passos Perdidos, ali todo mundo profana, há circulação sem direção, não há formalidade alguma, é permitidos diálogos e cumprimentos sem formalidade, é o local de chegada dos irmãos e de preparação física e instrumental, inclusive vestir-se maçonicamente.
Na Sala do Átrio, ocorre a preparação, onde silenciamos, para buscar o caminho para a luz, para tanto, devemos nos concentrar e meditar, momento em que cada um, individualmente, entrará em sua própria câmara secreta de reflexão.
Desenvolvimento
Cada um, no átrio medita o que quiser, outro benze o corpo, interiormente e exteriormente. Cada um detém uma devoção religiosa e filosófica, logo fará de seu modo a preparação para adentrarmos a loja.
Eu rezava o Pai Nosso e a Ave Maria, e em determinado momento das preparações, fiquei em duvida se era certo, e questionei um irmão a respeito, quando o mesmo me respondeu que sim, e se eu alcançava o meu sagrado com esse mecanismo eu teria que usar esse.
No decorrer das sessões entendi que o que se busca com as preparações é a harmonização coletiva, onde cada um vai harmonizar no que precisa para encontrar o sagrado, em silêncio.
Se alguém fizer a oração em voz alta, assim o fará com base em suas próprias características pessoais, transmitindo aí os seus próprios sentimentos e até mesmo defeitos no falar, o que não alcançará a inspiração coletiva. Quando oro, assim faço no que sinto,