Sociologia 2º ano
Para melhor compreender o processo de estratificação social, enquanto processo estrutural, convém partirmos do princípio. Isto é, precisamos compreender que a maneira pela qual se estratifica uma sociedade depende da maneira pela qual os homens se reproduzem socialmente.
IANNI, O. Estrutura e História. In: IANNI, Octavio (Org.). Teorias da estratificação social: leitura de sociologia. São Paulo: Nacional, 1978. p. 11.
Com base no texto e nos conhecimentos sobre estratificação social, considere as afirmativas a seguir.
I. Estamentos são formas de estratificação baseadas em categorias socioculturais como tradição, linhagem, vassalagem, honra e cavalheirismo.
II. Classes sociais são formas de estratificação baseadas em renda, religião, raça e hereditariedade.
III. Mudanças sociais estruturais ocorrem quando há mudanças significativas na organização da produção e na divisão social do trabalho.
IV. Castas são formas de estratificação social baseadas na propriedade dos meios de produção e da força de trabalho.
A alternativa que contém todas as afirmativas corretas é:
a) I e II
b) I e III
c) II e III
d) I, II e IV
e) II, III e IV
2. O conceito de sociedade é fundamental às Ciências Sociais, ao lado do conceito de cultura e foi objeto de definições diferentes entre autores clássicos como Karl Marx e Émile Durkheim. Dentre as alternativas a seguir, assinale a incorreta, conforme concepções de sociedade desses autores.
a) Em Karl Marx, os tipos específicos de sociedade existentes na história humana resultam do nível de desenvolvimento das forças produtivas em face das relações sociais de produção, sendo o indivíduo, antes de tudo, um ser social.
b) Em Karl Marx, a sociedade é um fenômeno superindividual, que resulta do intercâmbio histórico entre o homem e a natureza por meio do trabalho, que ao mesmo tempo cria e transforma as relações sociais entre seres humanos.
c) Em Émile Durkheim, a