Premissas básicas de ESC
1. Introdução
1.1 Princípio Personalista
O Princípio Personalista baseia-se na premissa de que todo homem é a imagem e semelhança do próprio Deus , e por isso lhe é inerente a dimensão espiritual, a dignidade e a centralidade na vida social , econômica e política.
A dignidade é definida como a “medida de perfeição espiritual” de uma pessoa. Sabe-se que é impossível ao homem abdicar de sua dimensão imaterial , portanto a dignidade intrínseca é imutável e inviolável. Porém , a prática da bondade e da justiça , eleva e aperfeiçoa sua natureza espiritual , o que chamamos de Dignidade Extrínseca.
A antropologia cristã aprofunda-se na definição de Pessoa ,ao conferir-lhe outros dois aspectos . A primeira delas é a abertura à transcendência , ao infinito e ao outro , o que justifica a possibilidade de comunhão e diálogo entre os homens e entre a criatura e seu Criador. O outro aspecto conferido é a singularidade e a excepcionalidade, pois o ser humano é capaz de através da razão , refletir sobre mesmo e de maneira particular .
Além da razão , que lhe permite a compreensão de si mesmo , o indivíduo é dotado de liberdade . Tal liberdade consiste numa “libertação” do agir instintivo , dando lugar ao agir movido por vontade consciente e à busca pela própria verdade. Essa busca aprofundada caracteriza-se pela existência de interrogações acerca da própria existência, que evidenciam a desproporcionalidade estrutural do homem , sua constante insatisfação e a abertura à transcendência.
1.2 Princípio da Solidariedade
Para melhor compreensão deste princípio , torna-se necessário a conceituação dos diferentes tipos de amor. Entende-se por amor Ágape , o amor incondicional que promete o infinito , sem segundas intenções e que sente necessidade de cuidar do outro ( Que não se restringe unicamente ao relacionamento homem e mulher) ao renunciar seu próprio egocentrismo.
O amor Eros é caracterizado pelo impulso erótico e a instrumentalização do outro