pregação
Seu caráter
O cristianismo primitivo transitou por várias instâncias, optando por uma oposição não violenta ao poder estabelecido, obedecendo apenas ao seu Deus, buscando nessas esferas fundamentos para formação da igreja nascente. O primeiro a assumir a função pedagógica cristã foi Paulo de Tarso que fez dos ensinamentos de Jesus um modelo a ser seguido. A educação cristã converteu-se no plano sobrenatural na busca da idealização do homem na figura de Cristo e no plano material rompe com os valores vigentes daquela sociedade, cumprindo com sua função transformadora, dando origem à
Paidéia cristã.
Paulo nasceu em Tarso, na região da Cilícia (atual Turquia), cidade portuária, com mais ou menos
300.000 habitantes, importante centro cultural e comercial. Nasceu numa família judaica onde recebeu sua formação básica (ler, escrever e as leis de Deus) e sua formação superior obteve em Jerusalém.
Originária da Palestina, a doutrina cristã e a atividade apostólica tiveram que se confrontar com três ambientes estritamente ligados entre si, mesmo onde estão em concorrência e/ou conflito: o judaico – palestino propriamente dito; o judaico – helenista, que mesmo na “diáspora” gravita em torno de Jerusalém, encontrando-se e, às vezes, conflitando com os judeus autóctones e o pagão (ou “étnico” “gentílico”) representado sobretudo pelos comerciantes, soldados romanos, mas também pelas populações semitas circunvizinhas.
A Palestina, por outro lado, é só uma pequena porção de um conjunto bem mais vasto, isto é, o Império Romano, formado às vezes em condições inesperadas, recolhendo a herança dos etruscos, itálicos e italiotas da magna Grécia, superando o imperialismo comercial cartaginês, vencendo e assimilando as várias monarquias helenistas do mediterrâneo oriental ( Pierini, 1998, p.50).
Gestado nesse ambiente, restou ao cristianismo primitivo transitar nessas instâncias, fazendo opção por uma via de oposição não violenta ao