Prefeitura Municipal De Moita Bonita
1 de 2
Histórico da Cidade
http://www.moitabonita.se.gov.br/interna.asp?codigo=historico-da-cidade
Palavra do Prefeito
Secretarias
Portal da Transparência
Contra Cheque Online
Histórico da Cidade
A atual sede do município de Moita Bonita, na região central do Estado de Sergipe, originou-se de um local denominado Alto do Coqueiro, que não passava de uma pequena aglomeração de sítios, localizada num terreno elevado, onde existiam muitos coqueiros. O seu nome, por sua vez, teve influência de outro povoado vizinho, denominado Moita de Cima, que teve seu nome alterado para Moita Bonita.
Mas os relatos mais antigos sobre o início do povoamento naquele local datam da administração de Manuel de Miranda Barbosa, que se estendeu de abril de 1600 a abril de 1602, quando a colonização de Sergipe se endereçou para o centro. Foram encontradas nesse período as primeiras notícias de terras doadas a alguns lavradores, para colonizar as circunvizinhanças de Itabaiana.
O crescimento desde então foi lento. Para se ter uma idéia, em 1950 a localidade possuía como moradores apenas quatro famílias. Mesmo assim foi elevada à categoria de vila pela Lei Estadual nº 823, de 25/07/1957, como sede do 2º Distrito de Paz do Município de Itabaiana, ao qual pertencia.
Nessa época a comunicação com outras regiões se dava por estradas precárias, que ficavam quase intransitáveis nos períodos chuvosos. O transporte era feito à pé, carro de bois ou através de animais, pois não existiam veículos e estradas apropriadas.
A PADROEIRA
No primitivo Alto do Coqueiro, onde viviam os primeiros moradores, foi construída uma capelinha, da qual os fiéis resolveram consagrar Santa Terezinha como padroeira. Aos poucos o local foi se desenvolvendo, aumentando o número de casas. Mas, como pertencia a Itabaiana, tinha sua vida influenciada pelas brigas políticas. No início da década de 60, Itabaiana tinha como chefe político Euclides Paes Mendonça, originário do
povoado