Prefeitura de Saynatsalo
Introdução
Em 1949, Alvar Aalto foi vencedor de um concurso que foi organizado para a prefeitura Saynatsalo. O edifício é uma mistura de várias características de uma viagem a Itália. Está localizado em Saynatsalo , Finlândia, uma região bem arborizada e cercada de estradas pavimentadas.
Espaços
O projeto é composto por quatro edifícios de dois e três andares. Inicialmente, os edifícios foram feitos para habitação de funcionários, entretanto, nos anos de 1973 e 1974 tornaram-se escritórios.
Os edifícios estão bem relacionados em um pátio, que permite que entre o sol do norte em todos os prédios.
O acesso ao pátio é feito através de uma escada conhecida como "golf escada", onde o chão é coberto de grama. A outra escada são dois tiros em linha reta com corrimão no centro feita de granito, que é possível se ter acesso ao pátio e a entrada principal.
Inclui-se no conjunto uma biblioteca, livraria, viveiro, banco, farmácia, lojas, os escritórios e escritórios do conselho, além da Câmara do Conselho.
O hall de entrada é dividido por corredores, que são de fácil acesso para diversas áreas.
A sala de conferência é considerada um monumento, por ter formas cubicas e telhado de água. Possui uma estrutura inovadora com ripas de madeira no teto, onde possibilita a iluminação e ventilação natural.
Estruturas
A estrutura fica aparente no interior, as travas e vigas são visíveis, também.
O telhado do Conselho é bem alto. Ele foi feito a partir de duas vigas de madeiras, paralelas e com mesmo tamanho e forma. A cobertura é sustentada por barras, posicionadas em forma de leque, em cada trave. Este tipo de estrutura foi uma grande novidade na época.
Aalto utiliza a luz natural para entendermos como funcionam as estruturas aparentes, algo que ele preza bastante neste projeto.
Materiais
Os edifícios são compostos por tijolo vermelho sem verniz, madeira escura, vidro e cobre. Como na Finlândia estes materiais eram pouco utilizados na época,