predador
Originalmente, esta era uma mensagem enviada para a lista de discussão de Xamanismo "Ventania". Foi escrita por Nuvem que Passa, como um comentário ao texto Sombras de Lama, que consta nesta seção sobre os Predadores. O texto do Fernando foi excelente, um dos temas mais complexos e polêmicos dos não menos polêmicos tópicos apresentados pelo Doutor Carlos Castañeda.
Elaborando o texto sobre o "ponto de aglutinação" que em breve enviarei para a lista , pude apreciar o trabalho hercúleo que o Doutor Carlos Castañeda teve em trazer conceitos tão singulares ao alcance de nossa limitada mentalidade ocidentalizada, gerada dentro desta cultura bitolada e consumista.
Com a banalização do chamado esoterismo, quando a fantasia corre solta e o comércio desenfreado transforma o xamanismo em lucrativo meio de alguns ganharem dinheiro, sem a correspondente qualidade do produto apresentado, quando o estilo do povo nativo é deturpado em idéias totalmente cristianizadas e ocidentalizadas sob a capa de termos ancestrais é um bálsamo ler as obras de Charles Spider (um dos nomes do novo nagual) e de suas companheiras.
Mas também é profundamente inquietante pois eles nos trazem de volta a questões que fazemos de tudo para fugir.
Primeiro ponto que lutamos para esquecer é que esta posição confortável que temos na vida, este estar numa casa, com comida, cercado de distrações, tudo isto, é de uma ilusão ímpar.
Para manter tudo isso temos que de alguma forma doar nossa energia a este sistema.
E dia após dia, a tal luta pela sobrevivência pode nos tirar a energia da vida, pouco a pouco, nos sugando.
Este nosso primeiro desafio, aprender a responder as demandas do meio sem nos destruirmos para isso.
Isso não é uma metáfora.
MATRIX não é mera metáfora, é descritiva da condição humana.
Apenas a realidade é pior, pois nossos dominadores, a espécie predadora que nos pastoreia é uma espécie consciente de si,