Predador humano
Trabalho de Didática
Resenha
Pós-Graduação Biologia Molecular
Márcia Cristina de Camargo
2012
Título: Trabalhando com estratégias de ensino-aprendizado por descoberta na área de saúde: a problematização e a aprendizagem baseada em problemas.
Autor: CYRINO, E. G.; TORRALLES-PEREIRA, M. L.
Caderno de Saúde Pública, RJ.
Ano: 2004
O artigo referido traz um conjunto de ideias que subverte a ordem estabelecida no ensino-aprendizagem, apresentado até então pelo método tradicional de ensino, que por sua vez trás um apanhado de novas metodologias que tem a proposta de promover inovações na área pedagógica que garantam a formação de um profissional da saúde com gabarito suficiente para lidar com resoluções de problemas e ou buscar caminhos diversos que se traduza em resultados sempre positivos.
Este texto aborda aspectos que buscam compreender o papel desempenhado pelo professor e aluno dentro de uma proposta inovadora, tema discutido em todo o mundo, isso devido à insatisfação do currículo tradicional da área.
Há tempo existe uma necessidade de mudança na educação de profissionais da área da saúde, devido as inadequações do sistema formador a fim de responder adequadamente as demandas sociais.
Esse reconhecimento de mudança das instituições é de âmbito internacional, desta forma se estimula um ensino que valorize a equidade e a qualidade da assistência e eficiência e importância do trabalho em saúde tendo em vista a responsabilidade e possibilidade de um ótimo desempenho como profissional da área, enfrentando os desafios futuros da profissão.
O processo de mudança da educação implica em romper com as estruturas tradicionais que são os paradigmas dominantes educacionais, com procedimentos acadêmicos inspirados nos princípios positivista da ciência moderna.
Na contramão do modelo tradicional de ensino estão os modelos inovadores, que procuram explorar novas possibilidades dos conflitos e das contradições.