Densidade Populacional
(Primeira Parte)
Introdução - A densidade populacional é uma forma de medir a concentração de pessoas ou indivíduos de uma comunidade em uma determinada região, é levada em consideração fatores como a taxa de mortalidade e natalidade, alem de emigração e imigração, alem do potencial biótico (predação, competição e parasitismo) e resistência ambiental (clima, espaço e alimento), no caso de seres humanos, fatores socioeconômicos também influenciam.
Mortalidade.: É o numero de morte dos indivíduos após alcançar certa idade, geralmente alta em populações naturais devido a vários fatores como doenças, falta de alimento e predação. No Brasil o ser humano tem vivido cada vez mais, devido aos avanços da medicina contra doenças, e a disponibilidade de alimentos, porem a criminalidade tem influenciado para uma alta taxa de mortalidade, principalmente entre os jovens.
Natalidade.: É o numero de nascimento dos indivíduos de acordo com sua capacidade reprodutiva. Animais com alto índice de predação nos primeiros estagio da vida tem uma capacidade produtiva maior para equilibrar sua natalidade, já animais de maior porte especialmente os mamíferos, há uma capacidade produtiva reduzida dessa forma há um cuidado parental para assegurar a sobrevivência do filhote. Em seres humanos a taxa de natalidade é medida até 1 ano de idade.
Emigração.: Reflete o numero de indivíduos que saem de uma população.
Imigração.: Reflete o numero de indivíduos que entram em uma população.
(Segunda parte)
Podemos afirmar que quando a taxa de natalidade aumenta juntamente com a imigração, tende a aumentar a densidade populacional podendo causar uma superpopulação. Já quando a taxa de mortalidade aumenta juntamente com a emigração a densidade populacional diminui causando uma evasão populacional. Porem todas essas taxas podem ser influenciadas por fatores ambientais como o “Potencial Biótico” e a “Resistência Ambiental”.