Densidade Populacional
As cidades são as obras marcadas pela concentração e diversidade de pessoas, edificações, atividades e recursos. Elas possibilitam inúmeras relações e interações sociais .A vida intensa nas cidades, ao longo do tempo, possibilitou que elas se tornassem berços das ciências, da filosofia, da arte e da politica, assim como estimulou o desenvolvimento da escrita. Já o campo é um espaço marcado pela dispersão das populações e dos objetos geográficos, com atividades em geral ligadas a agricultura, a criação e a extração de animais. É alí que sāo produzidas muitas das matérias-primas que abastecem as cidade. O termo, Rural e Urbano se referem as ideias que estão ligadas ao campo e a cidade. São seus modos de vida, basicamente comportamentos e interação social.
O modo de vida rural se distingue-se essencialmente da forma de vida Urbana, como vemos no quadro a seguir:
Modos de vida, Rural e Urbano
Rural Urbano
A economia é dominada por atividades agropecuárias. Quase todos os habitantes se dedicam a agropecuária e moram no local de trabalho.
Enorme diversidade de atividades. Com raras exceções , não se mora no local de trabalho. A natureza é uma força produtiva fundamental, e a ela o ser humano acrescenta seu trabalho.
A natureza não é uma força produtiva. A produção é feita essencialmente pelo ser humano.
Populações dispersas no espaço que representam baixa densidade populacional(pequeno numero de habitantes por km².)
Os moradores estão concentrados e representam altas densidades demográficas (muitos habitantes por km².)
Possuem poucas etnias, nacionalidades, classes sociais e profissões.
Os grupos sociais urbanos tem