marketing industrial
Segundo Kotler (2012) há quatro conceitos de marketing:
Mercado Consumidor: é o mercado para produtos e serviços que são comprados ou alugados por indivíduos e lares para uso pessoal (não empresarial)
Mercado produtor ou industrial: é o mercado que consiste de indivíduos e de organizações que adquirem bens e serviços para serem usados na elaboração de outros produtos e serviços destinados à venda ou locação a terceiros.
Mercado Revendedor: é o que consiste de indivíduos e de organizações – comumente chamados de intermediários, intermediários de venda, revendedores ou distribuidores – que adquirem bens com o objetivo de revendê-los ou alugá-los mediante lucro.
Mercado governamental – é o que consiste de unidades governamentais de todos os tipos – federais, estaduais e municipais – que compram ou alugam bens para o desempenho das principais funções de governo.
Estas definições acima são possíveis verificar algumas evoluções como:
O Marketing Industrial passou abranger mais mercados, como revendedores, produtores e governamentais.
O lucro não é apenas o objetivo principal e o marketing industrial não é apenas para finalidade econômica, mas também para outros resultados importantes para a empresa.
Maiores enfatizarão dos Serviços que anteriormente era um pouco esquecida.
Além de tipos de empresas citados é incluído produções agrícolas, empresas de transporte, construção civil, instituições não lucrativas, distribuidores, prestadoras de serviço, entre outras.
As diferenças do B2B em questão de consumo estão nas razões das compras. O mercado industrial tem um objetivo mais complexo no momento da transição, questões técnicas,