Fungos predadores
INTRODUÇÃO
A sensação de dor possui uma função extremamente importante na proteção do corpo, notificando praticamente todos os tipos de processos lesivos e produz as reações musculares apropriadas à remoção do corpo do contato com o estímulo lesivo.
Diversos tipos de estímulos lesivos podem causar dor, como por exemplo o trauma aos tecidos,a isquemia(falta de fluxo sanguíneo) para os tecidos, o calor intenso aplicado, o frio intenso(especialmente o congelamento) e a irritação química.
Acredita-se que enquanto os tecidos estão sendo lesionados, este libera alguma substância das células que estimularão as terminações nervosas da dor.
Frequentemente dizemos que a dor poderá ser percebida com mais intensidade que outras. Porém estudos experimentais ao qual intensidades graduadas de lesão tecidual foram produzidas em grande número de pessoas, mostraram que todas elas perceberam a dor quase que precisamente no mesmo grau de lesão tecidual.
Por outro lado, a reatividade à dor não será igual em seres da mesma espécie mesmo sendo em grau equivalente, devido alguns reagirem violentamente a dores de pequena intensidade enquanto outros podem aguentar grandes intensidades de dor antes de expressarem qualquer reação.
NOCICEPÇÃO
O componente fisiológico da dor é chamado nocicepção, que consiste dos processos de transdução, transmissão e modulação de sinais neurais gerados em resposta a um estímulo nocivo externo. De forma simplificada, pode ser considerado como uma cadeia de três-neurônios, com o neurônio de primeira ordem originado na periferia e projetando-se para a medula espinhal, o neurônio de segunda ordem ascende pela medula espinhal e o neurônio de terceira ordem projeta-se para o córtex cerebral (Os dois sistemas de modulação nociceptiva mais importantes são mediados por receptores NMDA (N-Metil-D-Aspartato) e opióides, distribuídos por toda extensão do sistema nervoso central. Entre os três principais