microbiologia
1.1 FUNGOS:
Os fungos, reino Fungi, são organismos macroscópicos (cogumelos) e microscópios (leveduras e bolores), eucariontes, heterótrofos e possuem parede celular composta de quitina.
Possuem estruturas reprodutivas e são compostos por Hifas, filamentos de células que formam uma rede, chamada de micélio, que se extende até o alimento, e realiza a absorção de seus nutrientes.
1.2 NEMATOIDES:
Os nematódeos, filo Nematoda, são animais de corpo cilíndricos e afilados nas pontas, triblásticos, sistema digestivo completo e pseudoceloma. Podem ter vida livre, ou ser parasitas. O corpo é coberto por uma cutícula protetora muito resistente produzida pela epiderme, composta principalmente de colágeno. Essa cutícula protege contra as enzimas produzidas pelo sistema digestório do organismo hospedeiro.
2. PREDAÇÃO
A predação é uma interação ecológica interespecífica onde os predadores capturam presas para sua alimentação. Essa relação não é benéfica apenas para o predador, pois sob o ponto de vista ecológico é importante na regulação da densidade populacional tanto de presas quanto de depredadores.
Trata-se da transferência de energia e matéria de uma espécie para a outra.
A facilidade de captura da presa depende muito da relação de tamanho entre a presa e o predador.
A predação pode ser utilizada pelo homem para a erradicação de pragas.
2.1 FUNGOS PREDADORES DE NEMATOIDES
Segundo Ferraz (1992) os fungos são considerados potenciais no controle de pragas nematoides por serem abundantes nos solos e também utilizarem-se de vários micro habitats favorecendo sua interação com os nematoides. São comuns e abundantes em solos agricultáveis e em material orgânico em decomposição. A matéria orgânica e a umidade do solo influenciam sua propagação.
Os principais tipos de fungos nematofagos são:
- Fungos que capturam nematoides através de armadilhas, ou seja, suas hifas penetram na cutícula do nematoide e