Preconceito
Preconceito
Artigo científico
Rayane B 11-11-2014
"Quem aceita o mal sem protestar, coopera com ele." Martin Lutherking
A palavra preconceito origina-se do pré, o que vem antes, e conceito, ou seja, é a opinião formada antes de ter conhecimentos adequados. O preconceito é um juízo pré-conhecido, manifesto geralmente na forma de uma atitude discriminatória perante pessoas, lugares ou tradições consideras diferentes, ou até mesmo "estranhas". As formas mais comuns são o radical, social e sexual. Iremos tratar de três tipos de preconceito, o racismo, homofobia e xenofobia. Com o objetivo de conscientizar a sociedade de que as pessoas não são a cor, o formato dos olhos, ou o tipo de cabelo. Elas são sentimentos, sensações, opiniões e emoções. Quem somos nós para nos acharmos superiores aos outros?
A homofobia, é uma série de atitudes e sentimentos contra homossexuais, bissexuais, transgênicos e intersexuais. Considerando-as inferiores aos demais, pessoas fazem uso da agressão física e verbal, colocando a heterossexualidade como uma forma de padrão da sociedade. Para Lopes, a palavra fobia, significa uma forma de "medo irracional". Outra visão pouco discutida é a patológica, de que há possibilidade de "cura", terapias que resolvem essa questão ou acaba implicando ainda mais o relacionamento das pessoas com os demais, sendo que o mais certo a ser discutido e desenvolvido seria como respeitá-los.
Por volta de oito casos de violência contra homossexuais são denunciados diariamente. O Brasil é considerado com os maiores números de registros homofóbicos no mundo, seguindo pelo México e Estados Unidos. São inúmeras humilhações, ameaças, agressões físicas. Grande parte disso, não são apenas de pessoas desconhecidas, mas do próprio punho familiar, no qual não aceitam que seus filhos, ou familiares sejam homossexuais e