Preconceito
(Entrevista realizada com Sandro Souza Silva, pastor da Igreja Batista Nacional). Ao ser questionado sobre os preconceitos racial/ social que são praticados em Alta Floresta. O Pastor afirma que toda forma de preconceito é terrível e que não poderia existir. Complementa com uma palavra da bíblia que diz “As pessoas estão fazendo um preconceito, às vezes, ao menos sem nem conhecê-los”.
Em relação da chegada da Usina Hidrelétrica Teles Pires e o preconceito sofrido pelos imigrantes. Afirma que tem pouco conhecimento, porém o pouco que sabe sobre esse assunto diz que há muitos preconceitos que vem de muitas pessoas diferentes de nossa cidade.
Por último disse que em sua comunidade não há um programa específico para combater esses preconceitos. Finaliza dizendo que a Igreja esta pregando e ministrando a palavra de Deus para que as pessoas possam amar uns aos outros como Cristo nos amou.
A outra entrevista foi realizada com Fátima Alves, Missionaria da Igreja Católica de Alta Floresta. Ela falou sobre os problemas de Alta Floresta na área de preconceito, afirmou que envolta de tantas modernidades e tecnologias o preconceito racial/ social ainda não foi superado. Sua opinião sobre esse assunto é que cada pessoa deveria se comprometer mais sobre essa questão. Disse que no futuro tem esperança que o preconceito possa ser superado a partir do momento que cada um for responsável por sua atividade social.
Falou sobre a chegada dos imigrantes em razão da Usina Hidrelétrica Teles Pires e o preconceito sofrido pelos mesmos. Afirma que tem conhecimento sobre esses preconceitos, disse que todos somos filhos de imigrantes, e que viemos para essa cidade em busca de melhorias. Mas infelizmente, devido ao grande número de pessoas que vem habitando Alta Floresta, essas melhorias não são avistadas.
Finalizou