preconceito
O preconceito sempre esteve presente na história da humanidade. Sua base constitui-se pelo medo ou receio das diferentes situações do seu dia-a-dia, além disso, o preconceito resulta da desinformação. Desse pensamento surge a discriminação, que é o preconceituoso de agredir um indivíduo. A importância da divulgação desse assunto deve-se a fato de muitos praticarem involuntariamente ações preconceituosas e discriminativas. O preconceito na escola é mais corriqueiro e próximo da nossa realidade, por ser praticado por jovens que não tem a noção das consequências. Os dados levados para esse trabalho são resultados de questionários feitos em escolas da região.
Conforme as pesquisas feitas pelo grupo, sabe-se que a população possui noções de que na escola ocorre preconceito das mais diversas formas. Esse índice demonstra evidente ao analisarmos que 30% dos entrevistados percebem que na escola Anglo Cassiano Ricardo existe preconceito pela aparência. É evidente que em todo o Estado de São Paulo, assim como a região sudeste no geral, sofreu com uma grande migração, por essa razão fica claro o motivo da grande heterogeneização presente na cidades de São José dos Campos. Nossa pesquisa, porém, demonstra que as pessoas desconhecem esse fato histórico e por isso discriminam as pessoas de regiões diferentes. Evidenciou-se durante o trabalho que os alunos possuem o conhecimento da terminologia da palavra discriminação.
"A discriminação é o ato de considerar que certas características que uma pessoa tem são motivos para que sejam vedados os direitos que essa possui"
(RODRIGUES, 2008, p.1). Em nossa entrevista analisamos que a opção mais assinalada foi, o ato de excluir, inibir, agredir, algo com alguém por suas característica (69%). Durante essa indagação em nossa pesquisa o esperado seria que a opção mais assinalada fosse, o mesmo que preconceito, isso demonstra que embora as pessoas pratiquem o preconceito e a