Preconceito
Preconceito é um juízo pré-concebido, que se manifesta numa atitude discriminatória, diante das pessoas, crenças, sentimentos e tendências de comportamento. O preconceito é resultado das frustrações das pessoas que podem até se transformar em raiva ou aversão. Muitas vezes pessoas que são exploradas, oprimidas, não podem manifestar sua raiva com o opressor, então deslocam seu ódio para outros que consideram inferiores resultando aí a discriminação e o preconceito.
O preconceito pode aparecer por meio das formas mais comuns que é o preconceito racial, social e sexual. O preconceito faz parte do domínio da crença por tem uma base irracional, não do conhecimento que é fundamentado no argumento ou no raciocínio.
Existe também o preconceito social. Esse preconceito tem como alvo pessoas que falam, vivem e se vestem de forma diferente devido a algum motivo histórico. Algumas pessoas também são discriminadas dependendo do local onde nasceram. No Brasil, por exemplo, muitos nordestinos não discriminados por causa do preconceito que está arraigado na sociedade.
Já no preconceito religioso, um indivíduo é discriminado pela sua prática religiosa. Hoje em dia, um dos maiores exemplos de preconceito religioso são os conflitos no Oriente Médio. A luta entre judeus e islâmicos custa dezenas de vidas diariamente. Grupos extremistas no Iraque matam inocentes cruelmente somente porque são de outra religião.
Acredito que a educação é o principal instrumento para promover a ruptura com essas questões que afligem a humanidade. Passando, assim, a ter respeito e consciência de que todos os seres têm sua importância, e do jeito que são, ou que escolheu para ser, cada um desempenha o seu papel. Portanto, tabus e preconceitos precisam ser superados, para que possamos viver em um espaço de dignidade e respeito