preconceito
O presente trabalho tem como texto informativo é um tem bastante sugestivo que diz respeito a disciplina de Língua Portuguesa, neste tem vou abordar sobre os procedimentos de leitura, dos tipos de textos informativos, etc.
São textos informativos os não literários, senso assim é recomendável relembrar as características, eles se distinguem por uma função utilitária, que pode ser: informar, explicar, documentar, registrar, convencer, esclarecer, orientar, etc. Para realizar essa função o texto deve apresentar certas características: o plano do significado se sobrepõe ao expressivo, a linguagem é predominantemente denotativa e busca um sentido único para os enunciados, esse texto informativo é passível de ser modificado (no plano de expressão), sem prejuízo do conteúdo ou, dizendo de outro modo, tangível.
1. TEXTO INFORMATIVO
Normalmente em prosa, o texto informativo elucida e esclarece o leitor sobre o tema em questão. Podem existir textos informativos sobre animais, com características e informações sobre os animais ou sobre doenças como a dengue.
Um texto informativo sobre a dengue, por exemplo, provavelmente disponibilizará informação sobre os sintomas, tratamento e formas de prevenção. Neste último caso, estamos perante um texto informativo científico, com informações autenticadas de acordo com a ciência.
A finalidade dos textos informativos é a de comunicar ou adquirir informação geral sobre um tema, fato, etc.
Os textos informativos são textos organizados em frase e parágrafos e sua
Intenção se refere a informações gerais, sem que requeiram um estudo profundo.
Incluímos neste tipo de textos todos os compreendidos no jornalismo:
JORNAIS, REVISTAS, FOLHETOS.
Com suas diferentes variedades:
(NOTÍCIAS, REPORTAGENS, ARTIGOS DIVERSOS, ANÚNCIOS, ETC.).
CARACTERÍSTICAS DOS TEXTOS INFORMATIVOS
1.1 - FUNÇÃO – OBJETIVOS