Preconceito
PRECONCEITO
1. INTRODUÇÃO
"Os preconceitos têm mais raízes do que os princípios."
E notório que a necessidade de aceitação ou a identificação de pessoas com algum grupo pode levar a nossa sociedade a violência e ao preconceito. O preconceito não é algo que existe apenas nos dias de hoje, nasceu com o homem e vive intrínseco na personalidade de muita gente. É antigo, caminha com a humanidade desde os tempos da inquisição, perseguição a judeus, ciganos e raças consideradas inferiores da 2ª guerra mundial e no Brasil desde a exploração dos colonizadores sobre os colonizados. Desta forma podemos perceber que existe uma relação muito próxima entre preconceito e suas mais amplas áreas.
Se buscarmos no dicionário o significado da palavra preconceito ela pode ser conceituada como: qualidade ou sentimento de indivíduo; atitude preconceituosa ou discriminatória em relação a indivíduo(s). Em outras palavras é o ato de colocar uma pessoa em situação de inferioridade, subjugada, por causa de sua diferença ou por causa de sua situação.
Se observarmos a nossa legislação de acordo com a Lei N° 9.459 diz:
“Serão punidos, na forma desta Lei, os crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional” e ainda “Praticar, induzir, ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional”. A pena é de um a três anos de reclusão e multa, ou seja, preconceito é crime!
O Conceito de preconceito é nada além que uma ideia ou conceito formado antecipadamente que se estabelece como padrão e sem fundamento sério ou imparcial. Ele é cultivado quando a imagem de determinadas pessoas, coisas ou situações são preconcebidas, definindo ou limitando pessoas ou grupos de pessoas na sociedade. Quer dizer, pode ser caracterizado como um juízo preconcebido, geralmente manifestado na forma de atitude