filo
Felipe II governava a Macedônia de 359 a 336 a.C. Ao assumir o poder, Felipe II conquistou todas as cidades-estado gregas, inclusive Atenas. Criou a comunidade grega que junto com o estado macedônico,declarou guerra a Pérsia. Felipe foi assassinado e o poder passou para Alexandre seu filho e sucessor.
Em meados do século IV a.C., Alexandre Magno (356-323 a.C.) assumiu o trono da Macedônia e iniciou uma série de conquistas que vieram a construir um vasto império, que incluía a Grécia, o Egito, a Pérsia e parte do território hoje ocupado pela India. Essa dominação se manteve por muito tempo depois da morte de Alexandre, só encontrando seu fim com o desenvolvimento do poderio de Roma, que conquistou a Grécia no século I a.C. Esse período ficou conhecido como helenístico e representou uma transformação radical na cultura grega.
As póleis(cidade-estado) haviam perdido muito de sua autonomia; antes, as cidades gregas eram praticamente autônomas, e naquele período tiveram de se subordinar à dominação macedônica, que compreendia um imenso e poderoso império.Assim, o espaço público, que no passado era tão valorizado, perdeu muito de sua importância. Ao mesmo tempo, as conquistas de Alexandre colocaram os gregos em contato com elementos culturais de diversos povos, introduzindo na Grécia novos conceitos sobre o mundo e o modo de viver e agir em sociedade.
As correntes filosóficas que floresceram no período helenístico tinham como principal preocupação a vida do homem e seu convívio social.
Este período caracterizou-se pela difusão (propagação) da civilização grega numa vasta área que se estendia do mar mediterrâneo oriental à Ásia Central. De modo geral, o helenismo foi a concretização de um ideal de Alexandre: o de levar e difundir a cultura grega aos territórios que conquistava.
O Estoicismo
O estoicismo foi fundado em Atenas pelo filósofo Zenão (320? -250? a.C.). Nascido em Cício, povoação localizada na ilha de Chipre, Zenão entrou em