Preconceito
( NELSON MANDELA)
- PLANO DE AÇÃO DA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR -
Em consonância com a lei 10.639/2003, que estabelece a obrigatoriedade do ensino de Historia e Cultura Afro-Brasileira e Africana na rede de ensino, a temática foi incorporada às discussões com o objetivo de combater as desigualdades sociais, as discriminações e os preconceitos étnicorraciais que ainda permeiam a sociedade brasileira. O povo brasileiro é resultante de culturas e civilizações oriundas dos demais continentes e tiveram suas identidades construídas historicamente sobre os pilares da democracia racial, mas que na pratica, constituiu-se como preconceito velado. Os povos indígenas e africanos contribuíram para a formação da historia, da cultura e da sociedade, enfim, da identidade do Brasil. Esses povos ficaram privados dos costumes e valores de seus ancestrais. Foram escravizados e viveram em condições precárias economicamente e socialmente. Questões estas que contribuíram para a construção de uma imagem negativa desses indivíduos.
1. IDENTIFICAÇÃO DA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR
2. OBJETIVOS A SEREM ALCANÇADOS
Período: Novembro 2010 à Novembro 2012
Realização de Seminários da Diversidade (Indígena e Consciência Negra), desenvolvendo ações contra o preconceito e a discriminação étnico-racial, conhecendo a legislação e a história das culturas indígena e africana.
3. JUSTIFICATIVA E AÇÕES A SEREM DESEMVOLVIDAS
1 – Estudar os conceitos e as leis (Deliberação 04/06, instrução 017/06, Resolução 3399/10, instrução 010/10 e outros) como formação básica para toda a equipe da escola. (INSERIR OS DOC. REFFERNTES OS POVOS INDÍGENAS)
2 – Todos os participantes das formações continuadas, deverão sociabilizar os conhecimentos adquiridos por meio de reuniões.
3 –