Preconceito E Racismo
Faculdade de Psicologia
Psicologia Social I
Profa. Kátia Bones Rocha
PRECONCEITO E RACISMO
O preconceito e o racismo são tão antigos quanto são as relações assimétricas de poder.
As sociedades atuais vem avançando em termos de direitos humanos e de estratégias de resolução de conflitos intergrupais.
40-50: Crítica ao regime nazi-facista
1948: Declaração de direitos humanos
1950: a condenação da Unesco às classificações raciais
A luta pelos direitos civis nos EUA
Movimentos sociais na Europa
DIREITOS HUMANOS
Os direitos humanos são os direitos e liberdades básicos de todos os seres humanos. Normalmente o conceito de direitos humanos tem a ideia também de liberdade de pensamento e de expressão, e a igualdade perante a lei.
A Declaração Universal dos Direitos Humanos da
Organização das Nações Unidas afirma:
Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade.
PRECONCEITO E O RACISMO
O preconceito e o racismo são percebidos como sendo um problema do outro.
Nós enquanto atores sociais e imbuídos de valores de igualitarismo e justiça analisamos este fenômeno como problema do outro “xenófobo”.
Brasil – 90% racismo e 10% se consideram racistas
Europa se proliferam os partidos nacionalistas com discursos racistas e xenófobos. http://www.youtube.com/watch?v=BKr9yxDDqr0 http://www.youtube.com/watch?v=G16ZNUZEbt8
PRECONCEITO E RACISMO:
PANORAMA CONCEITUAL
Gordon Allport (1954) o preconceito pode ser definido como uma atitude hostil contra um indivíduo, simplesmente porque ele pertence a um grupo desvalorizado socialmente.
Preconceito étnico como uma antipatia baseada numa generalização falha e inflexível, que pode ser sentida ou expressa e dirigida um grupo como um todo ou um indivíduo que faz parte desse grupo (Allport, 1954).
O racismo