PRECONCEITO, ESTEREÓTIPO E PERCEÇÃO
PSICOLOGIA/SERVIÇO SOCIAL
INTRODUÇÃO Á PSICOLOGIA
PATRÍCIA BRITO DA COSTA
PRECONCEITO, ESTEREÓTIPO E PERCEÇÃO
Brasília, DF
Outubro 2014
PRECONCEITO, ESTEREÓTIPO E PERCEÇÃO
Patrícia Brito da Costa – 14/0171622
Introdução á Psicologia - Marco Varela
Resumo
O preconceito é ma “atitude emocionalmente condicionada, baseada em crença, opinião ou generalização, determinando simpatia ou antipatia para com indivíduos ou grupos”. O estereótipo é um dos elementos do preconceito além de serem “atributos fixos”. Percepções é a identificação ou a diferenciação de objetos, formas e sensações que são baseadas em informações do mundo externo e são repassadas pelos sentidos e, também, são sensações interiores, vindas do sistema psíquico do indivíduo podendo ser inconscientes.
Palavras-chave: preconceito, pré-conceito, conceito, estereótipo, percepção.
Introdução
O preconceito é um fator preponderante na humanidade, é algo culturalmente adquirido. Existem diversas categorias de preconceitos, entre elas estão o preconceito com a aparência, a religião, a homofobia, o nativismo, o preconceito com a idade, o peso ou o tamanho corporal, o preconceito com deficientes, o social, o sexismo, o racismo, o etnocentrismo... mas que não serão abordados neste contexto.
A Bíblia ressalta no livro de Tiago 2:1 que não se deve fazer acepção de pessoas: “Meus irmãos, como crentes em nosso glorioso Senhor Jesus Cristo, não façam diferença entre as pessoas, tratando-as com favoritismo.”
Antes de comentar sobre o assunto em questão, nesta leitura falará sobre o pré-conceito e o conceito que são, respectivamente, um pré-requisito para a conceituação de algum objeto demonstrado pelas percepções e outro proveniência da experiência com o objeto.
O termo preconceito em análise ao dicionário Michael.uol é, entre outros conceitos uma “atitude emocionalmente condicionada, baseada em